terça-feira, 6 de novembro de 2012

Visita a Guimarães - Castelo

Depois de almoçarmos dirigimo-nos ao grandioso Castelo de Guimarães.


Como sabem, no século X a Condessa Mumadona Dias, após ter ficado viúva, mandou construir em Vimaranes - hoje Guimarães - um Mosteiro. Os constantes ataques por parte dos mouros leva à necessidade de construir uma fortaleza para guarda e defesa dos monges e da comunidade cristã que viviam em seu redor. Surge assim o primitivo Castelo de Guimarães. 
No século XII, com a formação do Condado Portucalense, vêm viver para Guimarães o Conde D.Henrique e D.Teresa, que mandam realizar grandes obras no Castelo de forma a ampliá-lo e torná-lo mais forte. Diz a tradição que teria sido no interior do Castelo que os condes fixaram residência e provavelmente aí teria nascido D. Afonso Henriques. 
Entre os séculos XIII e XV vários reis irão contribuir com obras de melhoramento e restauro do Castelo.  Ligado à Batalha de S.Mamede em 1128, razão porque é conhecido por Castelo da Fundação ou de S. Mamede, serviu ainda ao longo da sua história de palco a vários conflitos reais. Porém, assim que deixa de ter utilidade, o Castelo entra num processo de abandono e degradação progressiva até ao século XX, altura em que é declarado Monumento Nacional e são efectuadas obras de restauro.


Nós fizemos questão de o explorar! como podem constatar!




 Tinhamos algum receio, mas sentiamo-nos uns verdadeiros Afonsos Henriques!