quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Reduzir, Reutilizar e Reciclar!

No dia 2 de Dezembro fomos até à sala da professora Liliana Freitas. Lá estava a Doutora Teresa, que trabalha na Lipor, em Ermesinde, e nos explicou tudo sobre a Política dos 3 R's, ou seja, como podemos reduzir, reciclar e reutilizar.




Os três R's

Redução do lixo
A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar o seu aparecimento. Uma das atitudes para reduzir a quantidade de lixo gerado é utilizando produtos fabricados de forma diferente, ou prolongando o tempo de vida útil do produto.
Define-se por Redução como a introdução de novas tecnologias na exploração, transporte e armazenamento das matérias-primas, com o objectivo de reduzir ou, se possível, eliminar o desperdício dos recursos retirados do planeta.


Reutilização do lixo
A Reutilização também é uma forma de redução, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem eliminados. Consiste no aproveitamento de produtos.
Existem inúmeras formas de reutilização, só depende da nossa criatividade. Os principais resíduos que podem ser reutilizados são as embalagens e as roupas, modificando apenas a sua aparência e finalidade. Por exemplo, de uma garrafa pode-se fazer um vaso de plantas.
Ainda que não se encontre uma forma imediata para a reutilização, muitos produtos devem ser considerados como reutilizáveis ou então devem ser guardados para um momento posterior. Ao invés de colocar no lixo um objecto “velho” e “sem valor” procure dá-lo a uma instituição de caridade, que com certeza dará um bom uso a qualquer doação.

Reciclagem do lixo
Quando não é mais possível (MESMO) reaproveitar um produto, a terceira e última alternativa é aproveitar a matéria prima que o constitui, ou seja, fazer uma reciclagem. 

A Reciclagem consiste na reintrodução, no processo produtivo, dos resíduos, quer esses sejam sólidos, líquidos ou gasosos para que possam ser reelaborados, dentro de um processo produtivo, gerando assim um novo produto idêntico ou não ao que lhe deu origem. O objectivo é, também, evitar o encaminhamento destes resíduos para o lixo.