quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O corpo humano: a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. É composta pela epiderme e pela derme. Querem saber mais? então, vejam o vídeo!

O corpo humano: os músculos

Para sabermos mais sobre os músculos!



O corpo humano: o estudo do esqueleto

Ao longo deste mês estivemos a estudar o corpo humano, mais especificamente o esqueleto humano.

Aqui fica um vídeo que ajuda a compreender alguns conceitos. Não se esqueçam que também podem recorrer aos exercícios propostos na Escola Virtual!

Aproveitem!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Semana (Inter) Cultural - quinta feira

Esta semana celebramos a interculturalidade, o respeito pelo outro, pelas outras culturas, religiões...

Para tal, efetuamos dois wokshop com a Maria, educadora grega, e com o Musa, proveniente da Itália.
Estes dois adultos proporcionaram-nos duas atividades relacionadas com os temas descritos acima. 
Logo pela manhã, propuseram-nos que nós, os 23, colocassemos todos a ponta do pé numa única folha de papel A4, que se encontrava no meio da Mediateca. Como não conseguiamos atingir o objetivo, a professora deu-nos algumas dicas, mas nem assim! Depois o Musa sugeriu-nos uma mudança de estratégia: podiamos colocar o pé ou a mão. Deste modo, conseguimos efetuar a tarefa com sucesso.





 Entretanto, efetuamos a segunda atividade: escolher uma tira de papel e dramatizar o que dizia nesse papel. Posteriormente, a Maria e o Musa desenharam uns degraus no chão. Em seguida, a Maria leu umas afirmações e só poderíamos avançar nos degraus se as características da nossa personagem o permitissem. Inicialmente ficamos confusos. Mas depois deram-nos um exemplo, ou seja, "se a minha personagem não tiver uma perna, então eu não posso saltar. Como não posso saltar, não posso subir esse degrau."


 Ao fim da escadaria, só chegaram alguns: os que tiraram as personagens "Eu sou um menino" e "Eu sou uma menina". Ficaram para trás os que ficaram com: "Sou sem-abrigo" e "Sou órfão".
Quando terminou o jogo, refletimos sobre a atividade como o jogo do "Tomato".


Em seguida, fomos visitar a exposição de Anne Frank. Os nossos guias foram dois amiguinhos nossos do 4ºano C.





No fim da exposição, tivemos um intervalo para lanchar. Quando regressamos à Mediateca, o Musa e a Maria organizaram-nos em grupos e pediram-nos para idealizarmos um país pensando: num nome; em leis e atribuirmos um presidente. Assim que terminamos esta tarefa, cada grupo apresentou a todos o seu país e as regras desse país.





 Entretanto fomos almoçar. Às 14h00 regressamos para este dia intercultural e fizemos o jogo da "pizza".


Depois, cada um escreveu numa folha uma mensagem sobre o que aprendeu nesse dia. E gravou-a em vídeo. No final, em círculo, dialogamos como os dois dinamizadores.



Foi um dia completamente diferente!