domingo, 26 de fevereiro de 2012

A nossa horta!

Como estamos a abordar as plantas, na disciplina de Estudo do Meio, resolvemos convidar a mãe do nosso amigo Martim, Isabel Marques, e colocamos as nossas mãos "à horta"!
Foi muito importante para nós, esta tarde passada na horta, pois ao cultivarmos as plantas, quer semeando quer plantando, ficamos a ver, na prática, como é a natureza.
O Sr. Torcato acompanhou-nos e foi uma boa ajuda. Começamos, então, por limpar o terreno e ará-lo.



Depois, o Sr. Torcato, com a enxada, criou caminhos, por entre os cinco canteiros de terra. A turma dividiu-se em cinco grupos e cada grupo tratou e plantou o seu canteiro.






No fim, plantamos cebolas, alface, courgette, cenoura, couve-flor, alecrim... Semeamos nabo, manjericão, hortelã...


Trouxemos para a sala umas vaseiras onde semeamos papoilas e tomate.

Um obrigada à Isabel Marques por nos ter proporcionado este momento de aprendizagem.




sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Carnaval

Este ano, o dia de Carnaval foi diferente. Pela manhã vimos a segunda parte do filme "Toy Story 3", dançamos e brincamos.






De tarde, fomos para a Biblioteca e ouvimos ler o livro " A menina que sorria a dormir", da autora Isabel Zambujal. Entretanto, regressamos à sala e estivemos a trabalhar no computador Magalhães.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dia dos Amigos

Após a visita à CEAR, de tarde, celebramos o Dia dos Amigos aprendendo a música "Sou teu amigo, sim", do filme Toy Story e assistimos ao filme Toy Story 3.

Querem aprender também? Pois tentem!


E aqui têm a versão karaoke!


No dia seguinte, confecionamos dois bolos da amizade com as formas trazidas pelas nossas amiguinhas Sofia e Beatriz. Obrigada meninas pela colaboração!


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Interculturalidade - A Rússia

Hoje, a mãe da nossa amiga Vitória, a Alla, veio cá à sala e mostrou-nos um pouco sobre a Rússia e sobre os usos e costumes russos.

Foi muito interessante! Conhecemos a capital da Rússia, Moscovo. E conhecemos, também, a capital na era dos czares, São Petersburgo. Vimos as muralhas do Kremlin, em Moscovo. E aprendemos que a torre principal se chama Torre de Salvador. Vimos imensos monumentos e museus. Conhecemos os trajes típicos russos, a gastronomia...






... e até aprendemos a falar algumas palavras em russo!


No fim ouvimos uma música popular russa. Ora oiçam e vejam!



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Visita à CEAR

No dia 14 de Fevereiro, precisamente no dia dos Amigos, nós fomos visitar a CEAR (Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia).
Lá, assistimos ao filme "Gotinhas" que mostrava o percurso da água, incluindo o ciclo natural e o urbano. 
Aprendemos os vários estados da água: o estado sólido,o  líquido e o gasoso.









 Posteriormente, realizamos experiências com a água. Nestas, descobrimos que a água é um excelente solvente, pois nela dissolvem-se diversas substâncias, desde o sal, o açúcar, a terra... E por falar em terra, também descobrimos que quando chove muito e a água dos rios e das ribeiras fica escura, significa apenas que os resíduos que estão no fundo se movimentaram e se misturaram com a água. Por esta razão a água ficou turva  e não poluída, como inicialmente pensávamos!










No fim da experiência, lanchamos e visitamos o museu dos anfíbios, peixes e repteis da CEAR. Foi muito interessante!