sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mês de Maria!

Tal como é habitual, todos os anos comemorámos o mês de Maria e este ano não foi diferente!
No dia 12 de Maio efectuou-se uma celebração dedicada à mãe de Jesus, Maria. Nessa celebração rezamos a Maria e oferecemos-lhe uma flor.




A celebração decorreu junto do Sagrado Coração de Jesus. Cada delegado, em nome da turma, ajudou a transportar a imagem de Maria até ao referido local. A imagem seguiu num andor e cada delegado segurou numa das fitas que os ligava a Maria. Cada fita do andor tinha um significado especial.



quinta-feira, 12 de maio de 2011

A visita da Professora Marisa na nossa sala!

A professora Marisa contou-nos uma história que envolvia piratas e tesouros escondidos. No fim da história imaginamo-nos piratas e construímos mapas do tesouro que seriam escondidos em locais estratégicos no nosso colégio.

Ora vejam!






sábado, 7 de maio de 2011

Experiências na sala da professora Liliana!

Esta semana visitámos a sala da professora Liliana e fizemos umas experiências muito engraçadas que envolvem a água e o ar.

Ora vejam!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A visita da Professora Sandra na nossa sala!

Hoje, a professora Sandra esteve na nossa sala. E, como estamos a abordar o tema do ar em movimento, cada um de nós construiu um vira-vento. Através do vira-vento conseguimos sentir a força do vento que é o ar em movimento. O ar não se vê mas é possível senti-lo através do vento.

Para tal necessitamos de alguns materiais, são eles:

- 25 quadrados de papel;
- cilindros obtidos a partir do corte das rolhas de cortiça;
- 25 pionés;
- 25 paus de espetada.



Primeiro dobramos o quadrado a meio, de modo a que os extremos da folha se toquem um no outro, obtendo um rectângulo. Depois, sem desdobrar repetimos o mesmo procedimento, obtendo um quadrado. Abrimos a folha toda e recortamos as diagonais que ficaram vincadas no papel, de modo a nos aproximarmos do centro da folha.


Assim que as quatro diagonais estiverem recortadas, iniciamos a dobragem. Sem espalmar o papel, dobramos uma ponta sim e a outra não. No fim, obteremos  o nosso vira-ventos.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

As Horas!

O relógio serve para medir o tempo. O ponteiro das horas é o maior e o ponteiro mais pequeno é o dos minutos. Ao dar uma volta inteira ao relógio, o ponteiro grande demora 60 minutos. 1 hora tem 60 minutos.

O dia tem 24 horas. Num dia, o ponteiro das horas dá duas voltas inteiras ao mostrados.

Uma hora tem 4 quartos de hora e 2 meias horas. 1 quarto de hora são 15 minutos e 1 meia hora são 30 minutos.

"Em Portugal Continental, Açores e Madeira, o número de horas do dia em que há luz do Sol não é muito diferente do número de horas em que é noite."  (CORREIA, Mário Cerqueira, e outros. "Quadrado Mágico 2", Edições Nova Gaia)



Depois de assimilarmos esta informação estava na hora de a colocarmos em prática. Mas faltava-nos o essencial, o relógio. E foi assim que surgiu este que vos apresentamos...


Cada um de nós fez um e é muito útil.

Experiências com a água!

Como estamos a abordar a pressão do ar, decidimos efectuar algumas experiências que nos ajudassem a compreender que o ar existe. Como sabem, o ar existe em toda a surperfície da Terra. Ele ocupa todos os espaços que não estejam preenchidos por líquidos, sólidos ou outros gases. O ar é importante para a manutenção da maioria das formas de vida, tanto as animais como as vegetais. 
Sabemos também que o ar pode ser sentido, que ocupa espaço, tem peso, exerce pressão e que se pode expandir. Ora vejamos... 

Para verificar que o ar ocupa espaço enchemos um balão. 




Entretanto, testamos a pressão que o ar exerce sobre as paredes do balão. Ao pressionar o balão com as duas mãos, verificamos que o ar expande-se para onde haja espaço, pressionando deste modo as paredes do balão, deformando-o.




Depois, enchemos um copo com água e colocamos um cartão sobre o copo. Sem os soltarmos, vertemos o copo no sentido oposto e, posteriormente retiramos a mão sobre o cartão. A água não se verte e o cartão não se solta do copo devido à pressão exercida pelo ar que, no interior do copo, é maior que a pressão exercida pelo peso do copo. O ar exerce forças em todas as direcções.