sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Páscoa!

 




Nós, os Amiguinhos do Sardão, queremos desejar a todos uma  Páscoa Feliz!

O nosso Planeta!

Para culminar o trabalho realizado ao longo do segundo período letivo, relacionado com a preservação do planeta Terra, nós decidimos dedicar esta canção à nossa linda bola azul!


 

terça-feira, 12 de abril de 2011

Os Magalhães!

Desde meados de Fevereiro que estamos a conhecer os recursos existentes no computador Magalhães. Já exploramos o Word, o Paint e agora estamos a conhecer o Powerpoint. Também já sabemos fotografar e filmar com o nosso Magalhães! Tem sido muito divertido.

Os animais!

Num passeio pela quinta, mesmo no último dia de aulas do segundo período, enquanto brincávamos na mata... eis que uma borboleta resolveu poisar em cima da cabeça do nosso amigo Guilherme. E de lá não queria sair!



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Assembleia de Escola!

Esta semana realizou-se, no colégio, uma Assembleia de Escola. Nesta assembleia foram reconhecidos, pela direcção do colégio e por todos aquele que pertencem à comunidade educativa, os "Eco-warriors" dos resíduos, do silencio, da água e da energia.

Estes "Eco-warriors" terão de alertar os colegas para os excessos cometidos no consumo da água, da energia e em colocar o lixo no seu local exacto.

Aqui fica o registo do que ocorreu nessa Assembleia de Escola!

domingo, 3 de abril de 2011

Atividade proposta pela CEAR

Para celebrarmos o Dia da Água, o Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia (CEAR) realizou uma atividade com os alunos do colégio. 
Esta consistia em construir uma frase relacionada com a importância da água e outra relacionada com as florestas. Desta atividade, surgiu uma panóplia de pequenas rimas. Em todas elas, valorizamos a água potável e reconhecemos que é necessário mobilizar meios para a pouparmos. As florestas são igualmente importantes para todo o ecossistema, pois elas são "os pulmões do mundo".









Plantas espontâneas

Durante esta semana estivemos a abordar o tema relacionado com as plantas cultivadas e as plantas espontâneas. 

"Na natureza há uma enorme variedade de plantas: umas são grandes e frondosas - as árvores - outras são pequenas e rasteiras - arbustos e ervas. Há plantas que nascem e crescem de maneira espontânea nos campos e nas matas. E há outras que são cultivadas nos jardins e nas hortas." (CAMPOS, Helena, REIS, José, Vá de roda, Nova Gaia, p. 72)

A Francisca, a Sofia, a Mafalda e o Diogo Maria trouxeram de casa diversos exemplares de plantas espontâneas e de plantas cultivadas. Nós agradecemos aos nossos coleguinhas, uma vez que graças a eles pudemos observar de perto uma grande diversidade de plantas.

O Guilherme, entusiasmado com a experiência vivida, recolheu da mata do colégio um exemplar de fetos. Ora vejam!